domingo, 19 de junho de 2016

13 coisas que você não deve dizer à um bariatricado!






por Douglas Amorim

         Toda decisão vem carregada de opositores. Não se pode achar que irá contar com apoio e compreensão de todas as pessoas. E no caso da Bariátrica em específico, os que decidem precisam lidar com a falta de informação e muitas vezes até com o medo dos seus entes queridos. Esses por medo não apoiam e por isso tendem a agir de forma rude em relação à qualquer coisa ligada a cirurgia, e isso, se estende ao pós cirurgia dando origem à muitas coisas desagradáveis de se ouvir.
         Então decidi fazer esse texto para dividir com vocês minha experiência de um bariatricado e também um psicólogo.  


1)      “Nossa, você está com cara de doente”
        A cirurgia bariátrica é feita para corrigir uma doença. A recuperação total leva em média 2 anos. É óbvio que no processo o aspecto do cirurgiado ficará como a de um doente. Isso não é regra, claro. Mas, a grande maioria dos casos tem apontado que isso é verdade quando atinge o ponto máximo de emagrecimento. E acredite, o cirurgiado sabe disso, não há necessidade de dizer. Isso causa muito constrangimento e imagino que você não deseja que ele sinta isso, né?

2)      “Não vai parar de emagrecer?”
          O organismo funciona de forma adaptativa, leva tempo para se adaptar à uma nova rotina alimentar e fora que o paciente passa um longo período testando comidas. Alguns alimentos demoram à caírem bem, carnes por exemplo, e até lá o emagrecimento progressivo será ininterrupto. O que vai ajudar o seu amigo ou parente você dizendo isso?

3)      “Conheço uma pessoa que engordou tudo de novo.”
         E ele conhece outras tantas que fez e nunca mais engordou. Se o seu parente passou por um período de preparação, o que incluiu acompanhamento com nutricionista, psicólogo, médicos, nutrologo, endocrinologista, ele foi alertado sobre esse perigo. Você acha que você dizendo isso irá mudar o que?

4)      “Você nem era tão gordo(a)”
        Se o plano de saúde, os médicos, o manequim acima do 50, o IMC acima dos 35, concordaram que ele estava sim obeso, porque você acha que dizendo isso irá auxiliar em algo?

5)      “Conheço uma pessoa que foi fazer e morreu”
          Sim, e conhecemos um número muito maior de pessoas que morreram de infarto, parada cardiorrespiratória, de complicações a partir de doenças originadas por diabetes. Assim como conhecemos caso de pessoas que engasgou com uma azeitona e morreu, outros que sofreram hemorragia por arrancar um dente. Sério, gente. Compreendemos que você pode estar com medo em perder o seu ente querido, mas esses exemplos guarde para você.

6)      “Você tem uma vida normal?”
        Como assim vida “Normal?” Você acha que o obeso leva uma vida normal? Que comer toneladas é normal? Que sofrer dores e doenças advindas da obesidade é normal? Tudo é questão de adaptação e aceitação. Tenha respeito e paciência com o processo do cirurgiado.

7)      “Você era um(a) gordinho(a) bonita.”
         Essa é uma opinião. E dizer isso subtende-se que você está dizendo que ele(a) não está bonito agora. O que também é uma opinião e nesse sentido, você pode até ser considerado um magro feio, magro bonito, a pergunta que fica é: Quem é que precisa saber isso, ou dizer isso?

8)      “Se você se esforçasse  conseguiria emagrecer sem a cirurgia.”
           Acredite, um obeso passa por anos de luta. Tentam todo tipo de dieta. Emagrecem e engordam um zilhão de vezes e precisam administrar pensamentos de fracasso o tempo todo. Porque sempre tem alguém dizendo que basta se esforçar, que é apenas questão de foco. Se ele optou pela cirurgia é porque foi o meio que encontrou de resolver uma doença. Não era questão de se esforçar um pouquinho mais.

9)      “Você se arrepende?”
    Normalmente o arrependimento é de não ter feito antes. Mas, essa pergunta normalmente já vem carregada com o julgamento que você considera que ele tenha feito uma escolha errada. Porque ao invés dessa pergunta você apenas não pergunte o que melhorou na vida dele, e deixe ele falar o que acha sobre a cirurgia. Afinal, a experiência de ter sido obeso e ter optado pela cirurgia somente ele tem, você não. Então escute, aprenda algo e seja empático.

10)  “Vai comer tudo issoooooo? Vai engordar de novo, hein?!”
      Todo mundo passa por dias que está com mais apetite que outros dias. Com você não é assim? Porque uma pessoa que fez a cirurgia não pode ter dias que deseja simplesmente repetir? Ou comer um pouquinho a mais? Isso significa que ele está fadado à obesidade? Claro que não.

11)  “Você se mutilou”
       Essa é uma das coisas mais grosseiras que pode ser dito à alguém cirurgiado. O que você deseja causar dizendo algo assim? É apenas para fazer o outro se sentir mal? Espero que seja apenas uma desatenção e não algo planejado. Todavia, guarde esse pensamento pra você. E se fossemos pensar assim teríamos que incluir nessa ideia de mutilação pessoas que arrancam o siso, o útero, o vesícula, as amidalas, e tantas outras coisas.

          12)    “Sobrou muita pelanca? Deixa eu ver.”
                Gente, por gentileza. É sério isso? Isso realmente é uma questão sua? É muito        constrangedor ser abordado desse jeito. Porque vocês fazem esse tipo de pergunta com  tanta naturalidade? Essa é uma questão intima, e está ligada ao processo de compreensão emocional do processo de emagrecimento. A pessoa que fez a cirurgia está lidando com inúmeras questões e ser exposta à você, por você, não irá ajudar em nada. Tudo bem que você tenha curiosidade, mas isso não é problema de quem fez a cirurgia.

          13)   “Você virou escravo(a) de medicação, né?”
         Ué, há pessoas que tomam relaxantes musculares, que tomam remédios pra enxaqueca, que toma para TPM e cólicas. Há pessoas que tomam anti-depressivos, muitas vezes sem prescrição médica. O que é isso comparado com vitaminas?


        Quando decidimos pela cirurgia não temos muita ideia de quem irá apoiar ou se opor. Mas, mesmo aqueles que se opõem o que esperamos é compreensão. E que muitas vezes apenas vão até o onde o respeito mútuo permite. Algumas barreiras de bom senso precisam ser muitas vezes impostas, e por mais que tentemos ser equilibrados, muitas vezes precisamos colocar algumas pessoas no lugar delas. Isso sem se desgastar tanto, sem ficar com raiva ou triste. Apenas coloca-las no lugar delas que é o da total ignorância. Não sabem o que é ser obeso e ainda, não sabem nada sobre a cirurgia bariátrica. Se ama mesmo o seu ente querido e/ou amigo que fez a cirurgia, apenas seja empático, e se não conseguir, seja respeitoso. Pense antes de falar: O que isso vai ajuda-lo em seu processo? 

Faça o download do meu E-book Comportamento Bariátrico: Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica para manter o controle emocional.



Douglas Amorim é psicólogo, atende em Cuiabá crianças, adolescentes, adultos. Coordena um grupo terapêutico para pacientes no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Há 3 anos realizou a cirurgia bypass e emagreceu 65kg.
 Realiza atendimento online e publica diariamente frases e pensamentos no perfil do Instagram: www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
Agendamentos de consulta pelo WhatsApp 65 9293 9445

31 comentários:

  1. Infelizmente tem muitas pessoas além de insensíveis são sem noção e realmente dizem esses 13 itens a todo momento, não se ligam que estão sendo inconvenientes.#odeiogenteabusadaesemnoção

    ResponderExcluir
  2. Eu nem fiz ainda é já sofro com umas pessoas inconvenientes... eu as vezes penso q talvez eu consiga emagrecer sem precisar da cirurgia... mas já são tantos anos tentando que no fundo eu sei q não conseguiria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou fazer low carb? Eu afirmo que se vc tentar de verdade , não cai se arrepender. Se quiser entre no grupo Low Carb sem Frescuras.boa sorte

      Excluir
    2. Já tentou fazer low carb? Eu afirmo que se vc tentar de verdade , não cai se arrepender. Se quiser entre no grupo Low Carb sem Frescuras.boa sorte

      Excluir
    3. Pamy fiz e estou sentindo super bem, não desista, se fomos escravos um dia foi das dietas novas que sempre tínhamos que fazer. A primeira cirurgia é a da cabeça, TUDO VAI DAR CERTO, SEREI UMA PESSOA DIFERENTE, VOU ME SENTIR BEM MELHOR, não é que sou feia é que irei ficar mais linda e melhor do que sou. Vai em frente.

      Excluir
    4. fiz bariatrica e ja ouvi quase todas essas frases... tem mais ainda, nossa a fulana fez a cirurgia em outro lugar e emagreceu mais...

      Excluir
  3. Eu nem fiz ainda é já sofro com umas pessoas inconvenientes... eu as vezes penso q talvez eu consiga emagrecer sem precisar da cirurgia... mas já são tantos anos tentando que no fundo eu sei q não conseguiria.

    ResponderExcluir
  4. Estou passando por isto tudo tem 3meses q eu fiz já perdi 20k
    estou com manequim 42, caraca vc esta mto magra, e ainda não cheguei no peso certo, quando chegar vai ser foda, pq vai dizer q eu estou mto doente kkkkkkkk vamos lá to perandoo bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais gostava era quando perguntavam"você não Vai parar de emagrecer"?eu respondia "não,um dia vocês vão procurar por mim e eu sumi!"

      Excluir
  5. Eu compmetei 5 meses de operada ontem dia 12/07. Já emagreci 38 kilos. Sempre me deparo com inúmeras perguntas do tipo:vc está muito magra, não vai parar de emagrecer, vc não sente fome, dentre outras. O importante é q eu estou curada decum série de doenças q eu tinha por causa do sobrepeso. Hj é só saúde e bem estar graças à Deus. Só me arrependo de não ter feito antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto legal!!!
      É isso Ai, temos que pensar que fizemos algo de bom pra nós mesmos e deixar de lado as opiniões de quem não imagina oq passávamos antes da cirurgia...Parabéns pelo seu esforço e dedicação!

      Excluir
    2. Mto legal!!!
      É isso Ai, temos que pensar que fizemos algo de bom pra nós mesmos e deixar de lado as opiniões de quem não imagina oq passávamos antes da cirurgia...Parabéns pelo seu esforço e dedicação!

      Excluir
    3. Mto legal!!!
      É isso Ai, temos que pensar que fizemos algo de bom pra nós mesmos e deixar de lado as opiniões de quem não imagina oq passávamos antes da cirurgia...Parabéns pelo seu esforço e dedicação!

      Excluir
  6. Eu compmetei 5 meses de operada ontem dia 12/07. Já emagreci 38 kilos. Sempre me deparo com inúmeras perguntas do tipo:vc está muito magra, não vai parar de emagrecer, vc não sente fome, dentre outras. O importante é q eu estou curada decum série de doenças q eu tinha por causa do sobrepeso. Hj é só saúde e bem estar graças à Deus. Só me arrependo de não ter feito antes.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tudo isso é a mais pura verdade. As pessoas não se colocam no lugar das outras, esse é o grande problema. Será que elas realmente acham que se submeter a um procedimento cirúrgico que muda a nossa vida entre o dormir e acordar de uma anestesia é uma escolha fácil? Que fazemos isso por estética? Se soubessem que uma estética perfeita é a única coisa que não obtemos após a cirurgia... Afinal, ficamos flácidos, cheios de "pelancas" sobrando, nossos cabelos caem... Obesidade é doença e ela desencadeia mais uma série de outras doenças. Eu optei pela cirurgia porque quero viver, Deus me deu uma segunda chance, uma nova vida e eu a agarrei com unhas e dentes, não são perguntas e pensamentos pequenos e mesquinhos como esses que me farão desanimar. O mundo precisa de mais amor, compreensão e respeito. Dia 15 eu completo 1 mês de operada, já emagreci 13 kg e 400 g, não contei sobre a cirurgia para quase ninguém, somente contei àqueles que eu sei que me dariam total apoio e estou muito feliz, graças a Deus tenho um psicólogico fora do normal e estou lidando muito bem com o pós operatório. :)

    ResponderExcluir
  11. Operei exatos 3 dias e já escuto cada absurdo...mais infelizmente são pessoas que não passaram pelo processo e acham fácil julgar ao invés de apoiar.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acreditem... JÁ ouvi tudo isso é o pior de todos " sabia que se você tiver câncer vai ter que reverter a bariátrica? "

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Amei e me identifiquei em tudo que foi escrito. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  16. Amei e me identifiquei em tudo que foi escrito. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  17. �� Nossa já ouvi várias dessas perguntas ,mais ignora se ñ vou a loucura as pessoas são desinformadas,graças a Deus estou bem #1ano1mesesdacirurgia ��

    ResponderExcluir
  18. Eu sou operada e nao me arrependo, se caso, fosse para fazer hoje faria sem me arrepender de qualquer coisa, pois, muitos só sabem falar o que querem e a nós apenas dizer:- é?
    Aos que quiserem fazer façam e sigam corretamente, pois o inicio quando se faz a operaçao sabendo que tudo será para um resultado positivo, digo a saúde em primeiro lugar.
    hoje estou com 5 anos de operada, sigo dietas e faço exercicio. sigo feliz e não deixei ninguém interferir na minha cabeça, tudo começa por nós que queremos fazer e, lógico buscar um profissional que saiba o que faz.

    ResponderExcluir
  19. Todos os 13 itens são coisas que estamos sujeitos a passar.
    Creio que quem faça a cirurgia tem que primeiro aprender a lidar com a realidade e só depois operar.
    Aquele que se deixa abalar por comentários realistas não está preparado para ser operado.

    ResponderExcluir